quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Aposentdoria

Daqui a uns poucos meses, menos de um ano vou me aposentar.
Vou aposentar com 30 anos de efetivo exercício. Faz 25 anos que trabalho para a municipalidade de SP,  mais 8 anos no setor privado,
Ai quando comento com algumas pessoas ou mesmo familiares ouço a pergunta: mas será que você vai acostumar a ficar em casa?
Ai bate aquela dúvida. Será que "ficar em casa" é mesmo decretar um  estado menos favorável pra existência? Ou seria poder aproveitar e curtir algumas coisas que não foram possíveis nessa jornada?
Tenho vontade de aprender a costurar, frequentar um curso de corte e costura sem a expectativa de sair de lá uma expert costureira. Apenas testar e satisfazer um sonho antigo. Bordar um pano de algodão com ponto atrás e ponto cruz, ficar a tarde inteira entretida na linha e agulha sem aquela sensação que o tempo poderia estar sendo melhor aproveitado, afinal a louça, a roupa no varal  e outros afazeres esperam nas poucas horas de folga que tem quem trabalha fora.
Penso em visitar o lugar onde passei a infância, rever amigos, visitar parentes. Penso em organizar fotos à muito esquecidas, 
Tenho vontade de testar as milhares de receitas que guardo à tanto tempo, fazer um bate e volta até a praia, ficar a noite inteira assistindo minha série favorita.
Penso em ficar uma semana de pijama na cama, na melhor companhia de uma dezena de livros.
Penso em ficar disponível para meus filhos, fazer um trabalho voluntário que faça diferença na vida das pessoas.
Começar a praticar esportes, escrever mais.
Poderia ter feito tudo isso mesmo trabalhando. Algumas coisas fiz, mas fiz com pressa, algumas vezes até com culpa por estar "roubando" tempo dos meus filhos.
Mas na verdade, o que sinto é que estou cansada. Cansada do trânsito, da rotina. Cansada do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário