sábado, 17 de março de 2012

Depois de Bonanza

E porque na casa o costume era dormir cedo, mal acabava o Seriado Bonanza, que o pai e os irmãos assistiam, as luzes eram apagadas, e a ordem era deitar.
Mas se deitada o sono não vinha, o jeito era cobrir a cabeça, e começar a sonhar. O que poderia ser um tormento, pra ela acabava sendo uma coisa boa. E ouvindo um latido do cachorro ao longe, um trovão e mesmo o ronco do pai, ela começava a sonhar. Não sonhava garrar o mundo, ainda não sentia a vontade de ir embora, isso só sentiria mais tarde, quando já desiludida, quisera por fim de ver aquelas paisagens. Não sonhava casar, ter filhos, não sonhava ser como a mãe, que vivia ali pra aquele homem, sem nenhum carinho. O pai só ficara carinhoso quando ficou mais velho, e ficou tão carinhoso que nem parecia o mesmo homem. Não sonhava escrever um livro, nem se importava com os elogios do professor . Não planejava trabalhar na cidade, não sonhava com um futuro. Sonhava com o presente. Sonhava acordar um dia de possibilidades. Sabe esse sentimento de querer que aquele dia pudesse ser diferente? E ela imaginava que assim é que começaria a sua felicidade. E, é claro, haveria  sempre mais. Nunca lhe ocorreu que não era o começo. Já era a felicidade., bem ali.

domingo, 11 de março de 2012

Somos uma equipe, somos um time

- mãe, vc está muito ocupada agora?
- mais ou menos Gui, mas o que vc quer?
-vc pode me ajudar com o controle do video game?preciso que vc aperte de um lado pra eu passar de fase.
-posso sim Gui te ajudar, vamos lá.
sigo as instruções; aper...tar sem parar um botão, com força.
- legal mãe, legal, consegui, passei de fase. hei mãe sabe aquela história de cada um cuidar da sua vida? então, acho que eu estava enganado. NÓS SOMOS UM TIME. SOMOS UMA EQUIPE. É ASSIM QUE FUNCIONA.
que bom Gui, que bom que vc percebeu como funcionam as coisas. . vc só tem 7 anos e já entendeu , pq tem homem feito que ainda não entendeu ...

Pensa que vai ser fácil?

Durante os últimos 12 meses, eu estava muito atarefada, e pra não sobrecarregar, eu permiti que o Guilherme fizesses quase todas as suas refeições no sofá da sala enquanto assistia televisão. Eu, que tinha e tenho um relativo orgulho da maneira como conciiliei trabalho e educação dos meus três filhos, percebi que agora com o Gui estava relapsa. Muito condescendente, banho na hora que ele quer, r...efeições no sofá da sala vendo tv...enfim, pouca disciplina. Com a desculpa de um sofá recém lavado, proibi as refeições na sala de estar e agora as refeições são oferecidas no lugar certo: deve sentar-se à mesa. Mas ele não aceitou bem as novas regras. Fica na mesa obrigado, olhando para a refeição, mas não come. Hoje ficou dia inteiro sem comer nada. Ele pede comida, eu ponho na mesa, ele insiste em comer na sala, eu nego e ele vira as costas e sai andando. Inda agora pediu sorvete. Eu servi, coloquei na mesa de jantar, ele perguntou: posso comer na sala? ante minha negativa ele recusou. Olhou para mim, bem firme e disse:- Pensa que vai ser fácil????
Não vai ser nada fácl, percebi agora eu.
Menino está sem comer desde ontem às 23 h, e eu acabei de permitir que ele fosse comer o sorvete na sala.
Longa batalha pela frente....